16 outubro 2015

[RESENHA] #08: INVERSO - KAREN ALVARES

Oi gente!

A mamãe aqui tá sumida mesmo! Mas agora estou mais organizada e estou salvando as resenhas no celular, o que facilita (e muito) a vida.

Hoje vamos falar sobre um livro que estou devendo resenha a séculos! Inverso, da Karen Alvares. Perdi o vídeo que estava editado e sua cópia na íntegra, e sei que essa semana será impossível fazer outro vídeo, mas vou falar sobre ele no final do ano na retrospectiva do Blog, então, aguardem vídeos mais pra frente!

Alvares, Karen
            Inverso / Karen Alvares. - São Paulo : Draco, 2015.



Eu li um comentário no verso do livro que me deixou bem arrepiada, o comentário dizia que o livro era perturbador. Sim, era exatamente essa a palavra usada. Per-tur-ba-dor. E, pasmem, é exatamente essa a palavra que usei quando o livro chegou ao final.
Quando comecei a ler me concentrei na parte técnica, a narração é totalmente despretensiosa, e ao mesmo tempo rica em detalhes. O gênero não costuma me agradar muito. Suspense e terror nunca foram meu forte nem no cinema, que sá na leitura. Mas esse suspense tem um quê de interrogração* que me fez devorar o livro.

*quero dizer que a história tem vários momentos que são indecifráveis, momentos que mesmo, após a leitura, você se pergunta "cara, como a Karen pensou nisso?".


Megan e Megami são personagens incríveis. Muito bem descritas e facilmente diferenciadas. São a mesma pessoa e o inverso. A história se passa em Santos, litoral de SP. Megan é uma adolescente que perdeu a mãe muito nova, e se sente responsável por proteger sua família. Seu pai, Renato, e sua irmã caçula, Mina, são muito importantes pra ela. Desse lado de cá do espelho, eles são unidos, bem resolvidos, eu diria. São felizes a sua maneira. Vivem um dia de cada vez, sempre lembrando da mãe que era tão boa. Do lado de lá do espelho, Megami e sua família são muito diferentes. Se suportam diariamente, e tem um segredo bem macabro guardado a sete chaves. Segredo, este, que não é revelado nesse primeiro livro (olha eu já mega ansiosa pro próximo! rs).

Megan tem um melhor-amigo-que-eu-acho-que-vai-rolar-namoro-no-próximo-livro que se chama Daniel. Daniel ficou ao lado dela nos piores momentos, inclusive durante todo o tratamento e os dias finais da mãe de Megan. Deste lado de cá ele é um rapaz incrível, e muito querido por sua amiga. Já do lado de lá, ele continua o mesmo rapaz amável e amigo, porém Megami e ele não são tão próximos. A nossa vilã não gosta de andar com ele pois tem uma reputação a zelar. Por isso ela tem duas amigas que são bem populares e fúteis.
A vida de Megan começa a ficar estranha quando ela conhece esse lado-de-lá-do-espelho. Principalmente pela dúvida que assombra sua mente, dúvida que a Megami não a deixa esquecer: ela fica do lado de cá e continua com a sua vidinha linda e feliz, porém sem a mãe - o que pra ela é uma vida um tanto difícil - ou fica do lado de lá onde é popular e a mãe esta vivíssima. (Sim! Viva!)

O suspense desperta na gente aquela dúvida singela do: "o que será que tem atrás do espelho?". Não sei vocês, mas eu sempre questionei isso. Quando mais nova chegava a pensar que existia mesmo uma outra Jéssica do outro lado, mas com o tempo e as aulas de química e física me fizeram entender como a imagem se reflete, rs.

A leitura é muito agradável. É um livro relativamente pequeno, fácil de ler em um ou dois dias. Principalmente porque a história te prende. É aquele típico livro que você precisa continuar a ler porque quer saber o que vai acontecer.
Adorei as folhas, são bem grossinhas, a fonte também ajudou muito, já que Malu quebrou meus óculos (aff). A capa do livro também é muito boa! No post que fiz falando da nossa parceria com a Editora Draco falei sobre o Inverso, e a primeira coisa que me chamou a atenção nele, sem dúvidas, foi a capa (pra ver o post completo, clique aqui) E não falei pra vocês da melhor parte: o preço! Isso mesmo! Paguei R$25,00 nele na Bienal, no stand da Draco! No site ele também está com o precinho super acessível, e pra quem curte e-book, na Amazon também está super bacana, o preço.


Sinopse: Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer. Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser. Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama. Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.



Karen, eu sei que você vai ler essa resenha! Infelizmente nada saiu como planejado, mas vai tudo melhorar daqui pra frente. Montei toda uma estrutura de horários, e se Malu permitir gravo um vídeo esse mês ainda, mas sem promessas, pois não sei se conseguirei! Muito obrigada por essa leitura maravilhosa. Já estou me preparando pra ler Alameda dos Pesadelos, pode não ser um gênero que me deixe confortável, mas sendo sua a narrativa, tenho certeza que é boa. Parabéns pelo seu trabalho e que você continue sendo essa autora incrível! Tenho certeza que ainda falarei muito de você por aqui! Sinta-se a vontade pra estar sempre por perto, também! Beijos, sua fã, Jéssica Miguel.

Até a próxima!
Jéssica Miguel

Um comentário:

  1. Jéssica, que delícia essa resenha! <3 Fiquei feliz demais ao ler esse relato maravilhoso e cheio de carinho do meu livro! (e adorei esse recadinho no final!)
    Fico contente de que tenha se aberto a ler mais suspense e terror depois disso. É incrível ouvir que o meu livro causou isso! E prometo que a continuação não vai demorar, viu? Enquanto isso, estou ansiosa por sua leitura de Alameda dos Pesadelos.
    Beijo enorme! <3333

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo