06 junho 2016

[RESENHA] #23: A ESCOLHA - A SELEÇÃO 03 - KIERA CASS

Informações Técnicas:
Título: A Escolha
Original: The One
Série: A Seleção - #03
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Ano: 2014
Páginas: 347


"Apenas uma garota levará a coroa."

O que esperar desse livro? Bem, posso dizer que o final foi quase o que eu esperava. Me senti feliz por ter terminado mais uma série. E me senti vazia pelo mesmo motivo. Essa foi a minha primeira ressaca literária do ano. Estou contente por ter resolvido ler aquele livro com a capa bonitinha que estava em promoção na Submarino, porque, sem dúvidas, foi uma história emocionante, cheia de aprendizado subentendido e cheia de amor. As vidas tão diferentes de classes sociais tão distantes nos mostram pontos de vista completamente oposto e inimagináveis diante de situações comuns... quase que diárias. É um livro reflexivo e nos dá exatamente o que todos queremos no final: um final feliz. Não importa o meio. O meio é exatamente para valorizarmos aquilo que veio no final. A escolha é surpreendente e encantador.



"Estava cansada da competição.
Precisava terminar de vez com Aspen.
Lutaria por Maxon.

Quando foi sorteada para participar da Seleção, America não imaginava que chegaria tão perto da coroa -  nem do coração do príncipe Maxon. Com o fim do concurso cada vez mais próximo, e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela se dá conta de tudo o que está em risco e do quanto precisará lutar para alcançar o futuro que deseja.
America já fez sua escolha, mas ainda há muitas outras em jogo... Aspen, seu antigo namorado, terá de encarar um futuro longe dela. E Maxon precisa ter certeza dos sentimentos da garota antes de tomar a grande decisão, ou acabará escolhendo outra concorrente."


Cass, Kiera
          A Escolha / Kiera Cass ; tradução Cristian Clemente. - 1ª ed. -
São Paulo : Seguinte, 2014.
          Título Original: The One
          ISBN: 978-85-65765-37-4 (brochura)
          ISBN: 978-85-65765-74-9 (capa dura)


Resenha:

O livro começa já com momentos bem tensos. Em mais uma invasão dos sulistas ao castelo nossas meninas da Elite - America, Kriss, Celeste e Elise - são encaminhadas para um esconderijo de onde só saem mediante ordens do Rei.

Maxon e America se metem em uma aventura. E depois disso começam uma guerra particular de quem ouve 'eu te amo' primeiro. Nenhum dos dois quer ser o primeiro a assumir, e ambos querem ser os primeiros a ouvir. Entre esses momentos America se vê perdendo seu príncipe que tem Kriss como seu plano B. Já America e Aspen além tem um desfecho surpreendente!

Os sulistas estão cada vez mais agressivos. E dessa vez eles resolveram atacar o povo ao invés do castelo. America ganha o público quando diz pra eles não se renderem, ao invés disso que lutem. O jogo vira, e agora ela é a queridinha do público, e logo, isso acaba com os planos do Rei de mandá-la de volta pra casa. Porém o Rei pode jogar sujo, e resolve 'chantagear' nossa mocinha, pedindo que ela faça algo que ela descorda completamente em nome do amor que ela diz ter pelo seu filho, o príncipe, Maxon. Quando America não responde, além de um príncipe frustrado, ela se vê perdendo o que mais ama no mundo.

A história tem um enredo incrível, como já contei na resenha de A Seleção e A Elite, o livro não é só sobre um romance teen como qualquer outro que tem um final feliz. Na verdade, o livro é cheio de objetivos, e com certeza os jovens leitores conseguiram enxergar exatamente a mensagem que a poderosa Kiera (talvez?) quis passar.

Achei o final um pouco corrido. America perde o pai, que morre devido a um infarto. Ao voltar para o castelo se depara com a notícia de que é uma das finalistas. Ela e Kriss ficam felizes, e ambas tem um objetivo em comum: o coração de Maxon. E, claro, não vou contar o final. Mas os fatos acontecem muito rapidamente. É muito intenso, tanto que é difícil frear a leitura.

(In)Felizmente esse é um livro daqueles que não existe maneira a qual resenhar sem dar spoilers ou sem deixar algumas lacunas na cabeça das pessoas. Eu mesma não achei uma resenha que tenha adorado ou mesmo que tenha me deixado satisfeita. A Escolha é um livro cheio de acontecimentos, a história roma rumos complexos e os desfechos são incríveis. Claro que o final é o esperado, mas como esse final acontece, sem dúvidas, é brilhante. Kiera mais uma vez me surpreendeu em sua escrita com diálogos bem escritos e uma narrativa empolgante. Em nenhum momento achei nenhum dos três livros entediante ou massante.


Até a próxima!
Jéssica Miguel



  


3 comentários:

  1. Oie
    Primeira vez aqui no seu blog.
    Espero que seja a primeira de muitas vezes.
    Realmente é difícil resenhar um livro da "Seleção" sem dar spoiler.Concordo com você também no fato do final ser corrido, se você for reparar o mesmo acontece com o final de "A coroa " e "A sereia".
    Acho que é uma dificuldade que a tia Kiera tem.
    Amei sua resenha ♥
    Bjs
    Babi (Plugue books)
    pluguebooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sinto até dores para falar sobre esse livro! Com certeza foi o melhor da série, sou apaixonada!
    Esse livro me causou tanto amor/raiva que é difícil expressar tudo de uma vez! O livro e a série vale super a pena!

    Abraços, Bell
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sinto até dores para falar sobre esse livro! Com certeza foi o melhor da série, sou apaixonada!
    Esse livro me causou tanto amor/raiva que é difícil expressar tudo de uma vez! O livro e a série vale super a pena!

    Abraços, Bell
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo