08 setembro 2016

POR TRÁS DAQUELES OLHOS - C. M. CARPI

Informações Técnicas:
Título: Por Trás Daqueles Olhos
Original: Por Trás Daqueles Olhos
Série: Duologia Por Trás Daqueles Olhos
Autora: C. M. Carpi
Editora: Independente
Ano: 2015
Páginas 235





C298p          Carpi, C. M., 1982
                       Por trás daqueles olhos - Volume I / C. <. Carpi. 1ª ed. /
                     238 p.; 16 x 23 cm
                     ISBN: 978-85-68841-26-6


Quando minha irmã chegou falando desse livro, eu me empolguei, e na hora sabia que precisava lê-lo, e com o passar do tempo fui me apegando ao nome da autora e aos personagens, mesmo sem conhecê-los. Eis que minha sis linda trouxe de presente pra mim direto da Bienal Internacional de São Paulo o primeiro volume dessa duologia incrível autografado! Eu fiquei embasbacada e emocionada, ok? Me senti até especial! E então eu li. E eu senti coisas estranhas...

Antes de mais nada quero deixar claro que o que eu mais amei nesse livro é exatamente ele não tratar do romance como tópico principal, quer dizer, claro que o amor entre os personagens é o tema central, mas talvez não seja o único. Eu acho que me expressei mal, risos, ou eu estou até falando besteira, não sei, mas quando eu li a segunda vez - sim, tive que reler pra escrever a resenha - eu senti que o romance estava ali para suavizar uma história bem forte e intensa de uma pessoa que necessitava de amor para se curar, para se permitir, e para libertar os fantasmas do passado.

Elena é uma mulher linda, divertida, simples e cheia de brilho. Ela demonstra ter um amor à vida que cheguei a ter inveja! Logo no prólogo, em sua primeira cena, fiquei com o queixo no chão. A C. M. Carpi foi completamente inovadora descrevendo uma cena tão linda terminando de forma tão cômica, se não fosse trágica. E ali eu já me apaixonei por Elena... e pela Jess também, minha xará. *-*
Daniel é um cara que carrega o mundo nas costas. O peso da culpa de tudo o que aconteceu no seu passado somado as responsabilidades que ele tomou pra si, o deixou traumatizado e cheio de amargura. Ele vê o tempo passar e não vive, não é feliz e nem se permite ser... até conhecer Elena.

Você talvez comece a ler o livro e ache ele estranho ou chato. Eu tive grande dificuldade em me conectar ao casal nas primeiras cenas. Talvez por não conhecer o cenário, ou pelas cenas serem curtas, não sei. Mas quando Daniel desmarca uma reunião importante de trabalho (coisa que nunca fez antes na vida!) para cuidar de uma Elena doente, ali eu me apaixonei por ele.

Essas cenas da viagem em que se conhecem são bem curtas e bem intensas. Mas são indispensáveis. É nítida a forma como vai nascendo o sentimento entre eles dois, e não digo de tensão sexual, tô falando de sentimento mesmo. O zelo, a confiança e a cumplicidade se formando e se intensificando é lindo de se ver.



O livro tem uma narrativa que intercala entre os dois personagens principais e que é leve e engraçada e ao mesmo tempo intensa e muito real! Na verdade, se a Maitê me contar que essa história foi inspirada na vida de alguém, eu acredito na hora! ;)

Como falei lá em cima, eu não tenho o romance como foco principal e único do livro, na verdade depois de ler a duologia eu me senti muito mais sensibilizada às pessoas depressivas - isso mesmo, depressão é um tópico do livro. E a forma como a C. M. Carpi fala sobre o assunto chegou a me deixar sem fôlego! O assunto foi abordado de forma tão natural e tão bem narrada que me senti ali, junto aos personagens, sofrendo com eles, superando com eles.

Daniel passou por um trauma muito grande, uma situação que o assusta e ao mesmo tempo perturba todas as noites, fez uma promessa e tomou grandes responsabilidades para si, mas foi só passar alguns dias com Elena para ele se sentir um traidor. Afinal, de acordo com seus sentimentos, ele não era digno de ser feliz.
E é surpreendente como vendo as coisas pela visão dele, consegui compreender como muitas pessoas depressivas se sentem, pensam e agem, mesmo que passando por situações diferentes e tendo um jeito único e individual de reagir - pois cada ser é único - dá pra perceber uma certa similaridade da ficção com a realidade.

Eu amei o jeito que a C. M. Carpi escreve. Achei o livro muito envolvente, desses que você tem que terminar de ler e não consegue parar até chegar ao final. Os diálogos são tão gostosos, e os cenários são perfeitos (sim, eu procurei tudo no Google!, rs) e os personagens - e que personagens, heim - são fantásticos! Eu amei todos eles! Deu pra sentir que nenhum deles estava ali de enfeite, pra encher papel, cada um teve sua participação especial e essencial na trama. Assim como as cenas, achei que todas foram absolutamente necessárias. Todas as cenas foram narradas de forma incrível e exploradas de maneira a construir um sentimento de união, cumplicidade e principalmente amizade e amor entre os personagens, não só entre Daniel e Elena, mas entre todos eles.

Outro tópico que chama muito a atenção é a união da família de Daniel, e o quanto eles são importantes para a superação dele. Elena é uma mulher incrível, forte e que entende muito o que o amado está vivendo. Ela também tem seus fantasmas e teve sua forma de lidar com eles. Ela também teve suas perdas e no momento em que ela precisa, Daniel está lá para apoiar e dar amor. Assim como quando ele precisa, ela está lá, ao lado dele.

Preciso parabenizar a C. M. Carpi pela bela escrita e por todo o enredo escrito. Porém quero dar um tapa nela pelo final do livro. Maitê, meu amor, como você termina um livro assim? Você não tem noção de como eu agradeci a Deus por ter lido o primeiro já tendo lançado o segundo. Corri pra Amazon e comecei a ler o segundo 10 minutos depois que terminei o primeiro. Usei esses 10 minutos para falar do livro para minha irmã, mas eu falei sozinha já que era madrugada... enfim! (suspiro)

Você quer saber como o livro termina? Bem, posso te contar que nesse livro tem romance, drama, suspense, emoção, aventura, sexo e nos capítulos finais cenas com emoções tão fortes que eu só chorei... chorei e me senti destruída. Eu realmente não aguentei pra começar o segundo... mas dele eu falo em outro post! ;)

Eu ri, me apaixonei, ri mais, viajei, me encantei, chorei, vivi um turbilhão de emoções! Mas valeu a pena. Eu realmente estou apaixonada por Daniel e Elena. Para sempre!

Se você gostou e quer comprar o seu, é só clicar AQUI, mandar um inbox para a autora e encomendar o seu. O segundo livro também está disponível para compra! E vai por mim, melhor comprar os 2 juntos! Risos!

Então é isso! Não quero falar mais se não vou dar spoiler! HAHAHA
Até a próxima!


Jéssica Miguel


10 comentários:

  1. Fico feliz por ter te apresentado mais um livro incrivel...

    ResponderExcluir
  2. Que tudo essa história. Como dizem aqui na minha terra, a resenha ficou do papoco!

    ResponderExcluir
  3. Dá pra notar que você realmente gostou muuuuito desse livro, mas romance, ainda que não sendo tanto o foco, está longe das minhas leituras atuais hahaha. Mesmo assim é sempre bom saber o que está rolando por aí.
    E agora que você já leu os dois? Aposto que vai reler com saudade dos personagens hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ler muito esse gênero, mas quem sabe eu não "comece" hahah obrigado pela dica

    Marcelo Júnior - Mistérios Literários
    http://misteriosliterarios.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Do jeito que você resenhou bateu aquela vontade de ler romance, gostei da tua resenha, acho que leria esse livro pelos temas abordados. Me parece ser um ótimo livro, não vou me esquecer de por ele na minha listinha! beijos <3
    http://detudo-umtodo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina suas resenhas são poderosas viu. Adorei demais

    ResponderExcluir
  7. Arrasou na resenha, Jess! Rs. Você falou do livro com tanto entusiasmo que não tem como a gente não ficar curioso pra ler!!! Já vou colocar na minha listinha, junto com o segundo, é claro! Vamos evitar sofrimentos desnecessários nessa vida! Hehehehe
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  8. Bateu uma vontadezinha de ler hahahha entrou pra minha lista de desejados 😍

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica, tudo bem?
    Menina que resenha apaixonante é essa? rsrsr
    Me deixou doida para conferir a história. Vou já procurar os livros e logo que possível me jogar na leitura!
    Apesar da gente já se conhecer e se falar pelo Insta, acho que é a primeira vez que venho aqui. Adorei seu cantinho e já seguindo aqui e suas redes sociais.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Jéssica!!! Eu devria escrever outro post, mas cara... .eu livro hahaha!!! Acho que já falei isso em algum lugar, mas não custa repetir... resenha maravilhosa!!! ❤

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo