13 março 2017

A VERDADE OCULTA - JULIANA DANTAS


Título: A Verdade Oculta
Autora: Juliana Dantas
ISBN: B06W5GQZNR 
Ano: 2016 | Páginas: 282
Série: -
Editora: Amazon
Nota: 5/5

Sinopse: O cartão havia chegado em suas mãos como presente num fechamento de negócios.

“Algo que somente alguns saberiam apreciar”, disseram.
Ele não ficara tentado até aquela noite. 
Uma limusine o conduz pelas ruas de Nova York até o casarão antigo. No ambiente escuro e decadente, todos usam máscaras e há apenas uma regra: Sem rostos, sem nomes. 
Ele estava obcecado pela garota de máscara azul. Como um predador ele “caçou” sua presa pelos corredores do clube, ansiando por seu rosto e por seu corpo.
Quando a noite termina ela havia fugido sem deixar rastro.
Ele pensou que nunca mais fosse encontrá-la. Que ela existiria para sempre apenas na sua imaginação.
Então ele a encontrou.
Onde ele jamais poderia sequer imaginar: A garota da máscara azul do clube de perversão era agora a inocente babá dos seus sobrinhos.


Andrew Waldorf vive viajando a trabalho, e em uma dessas viagens ele conhece Santino Salvatore, que o presenteia com um cartão com um número de um clube exclusivo. Rendido pela curiosidade, em mais um dia solitário, Andrew liga para o número e é levado até o local onde não há rostos nem nomes, e é lá que ele fica completamente fascinado por uma bela mulher que usa máscara azul.

Melinda Kelly é estudante de jornalismo, mas se vê em uma situação um tanto comum porém, no caso dela, "inusitada", e é obrigada a trancar a faculdade. Após algum tempo ela começa a trabalha para a família Waldorf como babá dos gêmeos, filhos de Grace e Matthew. Ela sempre ouviu a família falar muito do incrível e lindo Andrew, mas nunca imaginou que bastaria um encontro com ele para colocar tudo a perder.
Vamos falar sobre o enredo, primeiro. A história é algo muito surreal! A autora soube conduzir o leitor de forma coerente por toda a trama. Desde o primeiro capítulo - que é a parte de Andrew com a mulher de máscara azul - somos envolvidos em uma teia de maquinações surpreendentes.
Há um espaço temporal considerável entre a festa e o primeiro encontro de Andrew com Melinda, e ao autora foi muito criativa e sagaz ao ir nos apresentando ao acontecimentos desse 'espaço' ao longo do livro. Para mim funcionou como pistas para resolver um mistério. E, sinceramente, foi um mistério que fiquei parada na página relendo várias vezes até conseguir absorver tudo e seguir em frente.

“O caçador em volta da presa. Um indiscutível sentimentos de déjà vu passando por mim.

Juliana trouxe para essa história uma família sólida e rica. Grace era filha de uma funcionária da casa que faleceu deixando-a ainda muito novinha e foi adotada pelo casal Waldorf. Desde pequena Grace e Matthew vivem um amor descomunal. Um amor puro e forte. Após se casarem, Grace tentou muitos tratamentos para engravidar. Ser mãe deixou de ser um prazer e se tornou uma obsessão.
Fazendo uma análise mais profunda de Grace, vemos que não é só uma doença o que ela trás, tem muito do caráter dela refletido ali. Todas as maquinações, mentiras e manipulações são estimuladas pela amargura que ela carrega pro não ser uma legitima Waldorf. Então, faz sentido ela não querer adotar uma criança. Ela entende que o bebê não seria amado por não ter o sangue azul da família que a adotou. Aos seus olhos ela não foi tratada de forma igual, mesmo que sim, ela tivesse tudo (inclusive o amor) que seus irmãos tiveram. Porém Grace é má. Pra mim, ela não é uma pessoa bondosa, e não conseguir engravidar foi como um gatilho para toda a loucura que ela provocou em sua vida, e que refletiu na vida de todos a sua volta.



Outro tema bastante interessante, e que eu gostei muito da forma como foi abordado, foi a família e seus pensamentos conservadores. Melinda tem pais divorciados, porém ambos tem o pensamento conservador. Talvez mais o pai que a mãe. E, após alguns acontecimentos, vemos o quanto isso, de fato, influencia as decisões de uma pessoa. Uma cena que me marcou muito foi a que Melinda conversou com o pai e contou todo seu sofrimento, e ao invés de entender e aceitar, ele virou as costas e foi embora. É claro que a história é realmente forte e muito sinistra, tanto que até eu, como leitora, precisei de um tempo para absorver, imagina o pai da personagem principal?!

O livro é realmente muito intenso. A trama tem um 'quê' de suspense que te deixa completamente envolvida. As cenas são muito bem escritas. Os diálogos são bem elaborados. E tudo se encaixa perfeitamente bem! 
O que me deixou mais feliz ao ler esse livro foi o final! Não tenho nem como descrever o quão coerente e único foram aquelas últimas linhas. Eu fui, mais uma vez, surpreendida pela autora.

“Então suas mãos estavam em mim, me puxando. Aspirei seu cheiro incrível. Suspirei. Derreti.

E, lembra que eu falei ali em cima que o romance é surreal? Pois é, não é um surreal de forma pejorativa. Quero deixar isso bem claro aqui. A Juliana escreveu um drama completamente diferente do comum, do cliché! Mas a forma como ela escreveu faz com que toda a história pareça ainda mais real!

A diagramação do livro está ótima, não achei erros de ortografia, a capa está maravilhosa!



Acho que essa resenha é o maior desafio que já tive aqui no blog. É muito difícil falar de uma história onde o leitor é surpreendido em vários momentos. E são surpresas tão essenciais que não posso simplesmente revelar aqui. O fator surpresa é o que deixa a leitura ainda mais empolgante!

Ju, obrigada por ter escrito um livro tão incrível. Eu ainda tô impressionada com todas as descobertas e todo o desenrolar que você escolheu dar para os personagens e para o enredo. Amei! <3


*Hoje, dia 13/03/17, o livro A Verdade Oculta está grátis na Amazon.

7 comentários:

  1. Já quero ler esse livro, aproveitei sua dica e já baixei ele...Fiquei super curiosa para descobrir todos os mistérios que envolvem essa trama...Amei sua resenha e essa foto ficou maravilhosa...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, fiquei tão curiosa com essa história! Adoro esse tipo de suspense que prende o leitor. Mas só tem na versão digital? Eu tenho sérios problemas para ler livros digitais, mas se lançar o físico, pode ter certeza que já estará na minha lista!

    Beijos
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jé.
    Fiquei muito afim de ler esse livro, vi se post no face e a curiosidade aqui está grande.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu baixei essa belezura e já já vou começar a leitura, ainda mais depois de toda a empolgação que você teve ao resenhá-lo. Já li o Leão de Wall Street dela, que não me cativou muito, mas esse parece bem mais interessante e fugindo das histórias clichês, como você bem colocou.
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Gente faz meia hora que estou tentando abaixar pra terminariz de ler na Amazon sera que alguém poderia me ajudar 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Quem ainda tiver esse livro, poderia me enviar ele fazendo um grande favor?

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo