27 março 2017

CATARINA - BRUNA GUERREIRO

Título: Catarina
Autora: Bruna Guerreiro
ISBN: 13:9788547100827 | 10:8547100822
Ano: 2016 | Páginas: 188
Série: Onírico | As Aventuras de Catarina e Jesse #01
Editora: Clube de Autores
Nota: 4/5






Sinopse: Catarina vive na pequena cidade de Arbusto, no interior do Rio Grande do Sul, e nos seus 18 anos de vida, não viu muita coisa mais emocionante do que uma inauguração de farmácia acontecer na sua amada cidade. Mas o Festival Internacional de Cinema Independente de Arbusto vai mudar a vida dela. Catarina é uma fangirl, e seu ator favorito vai sair do seu mundinho imaginário de adolescente direto para o quarto ao lado. E ela não vai deixar a oportunidade passar.

Mas o que pode acontecer quando um sonho é feito de carne e osso?


Primeiro volume da série As Aventuras de Jesse & Catarina!


Catarina é uma menina que vive na cidade de Arbusto, no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Aos 18 anos, ela vive uma vida calma. Calma até demais para uma jovem com tanta energia. Ela reveza seu dia entre o emprego na sorveteria da família e os ensaios do seu grupo de dança.
Arbusto é uma cidade pacata. Nada de novo acontece por lá. Durante uma determinada época do ano acontece o tradicional Festival Internacional de Cinema Independente, é o único momento em que a cidade tem realmente turistas e movimentação. E é graças a esse festival que a família de Catarina resolve dar utilidade a um quarto não usado, e o abre para um jovem diretor independente. A grande questão é que esse 'jovem diretor' não é um completo desconhecido. Em realidade, nossa mocinha o conhece bem até demais!

Jesse Yoll é britânico. Como ator, ele é mundialmente conhecido por seu papel em uma série adaptada para a televisão. Série essa que realmente existe, e pra quem quiser saber mais, é só pesquisar sobre Arsene Lupin, um detetive francês muito famoso na literatura mundial. E, adivinhem só?! Catarina é uma Yollie, mesmo que não assuma! ;)

“Eu sei exatamente quanto mede o hóspede. Exatos dezenove centímetros a mais que eu. Porque eu sei exatamente quem é este homem. Jesse Yoll. Jesse. Yoll. Na minha casa. Na minha cozinha. Sorrindo. Pra mim.

Catarina é fã de Jesse, porém convivendo com ele nesses cinco dias de festival ela percebe que ele é mais que o Lupin. Bem mais! Jesse é um homem, e não um personagem. Porém nossa mocinha comete erros críticos ao tentar conquistar seu ídolo.
Jesse se sente confortável ao lado de Cathy, principalmente por ela tratá-lo como uma pessoa normal, e não como se fosse uma fã louca. Yoll se sente tão aberto com ela que resolve mostrar-lhe seu filme. É claro que Cathy aproveita a oportunidade pra tentar fisgar seu par perfeito, mas não dá muito certo.


A trama gira em torno desse envolvimento entre uma menina do interior que não sabe o que quer do futuro e um ator mundialmente conhecido, bem mais velho, com filhos e casado, que parece saber bem o que quer. Mas Bruna nos mostra um ponto que eu acho digno de ser comentado: nem sempre querer é poder. Para existir um relacionamento, dois tem que querer. E tem que querer pelos motivos certos.

Cathy é uma menina muito imatura, mas não pela idade. Ela foi criada em uma cidade de interior, vivendo uma rotina calma, uma família bem estruturada e feliz. Ela viveu todas as fases da infância até sua atual idade, não precisou pular nenhuma delas. Não teve por quê amadurecer rápido. E Jesse bateu muito em uma tecla que ela, ingênua, não conseguia enxergar. Talvez estivesse cega por estar nos braços de seu ídolo, não sei. E nesse ponto da trama a mãe de Catarina é essencial! Além de conselhos ela nos permite enxergar que as mães também já foram adolescentes; mães também já tiveram um ídolo; mães também já viveram grandes paixões; mães são humanas e também cometeram erros. E, conforme passamos as páginas, vamos torcendo para que Cathy consiga mostrar, de alguma forma, que se apaixonou pelo Jesse, e não pelo Yoll.

Esse livro se tornou um dos meus chick-lit favoritos! Com certeza vou querer pra minha estante, porque SIM existe livro físico dele. Vou deixar o link no final do post pra quem quiser comprar! ;)


Bruna tem uma escrita deliciosa e super jovem. Adorei a narrativa, achei bem fluída. A autora usou várias expressões em inglês, referências musicais e de filmes e livros maravilhosos da nossa realidade. Na verdade, Bruna soube dar o exato toque de realismo nesse sonho adolescente que todos nós já imaginamos viver um dia.
A diagramação do ebook está maravilhosa, sem erros ou falhas. A capa é linda e foi ilustrada exclusivamente para este livro!

Catarina, Jesse e Idílio já estão disponíveis na Amazon. E se você quer saber com termina a história de Jesse e Cathy, corre e baixa! Sabe quando a autora te faz sofrer até a última página? Pois é, minha gente, a Bruna é dessas!


9 comentários:

  1. Eu adoro esse livro. Minha nota é 10.
    Sou a mais #YOLLIE de todas!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Fiquei muito interessada pelo livro. Acredito que todo mundo já sonho em conhecer pessoalmente um ídolo e quem sabe poder ter um algo mais né! Lembrei muito da minha adolescência.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Fiquei muito interessada pelo livro. Acredito que todo mundo já sonho em conhecer pessoalmente um ídolo e quem sabe poder ter um algo mais né! Lembrei muito da minha adolescência.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu amo chick-lits! E já percebi que esse é bem divertido, do jeitinho que eu gosto! Anotei a dica, obviamente!
    P.s.: A capa me lembrou muito Pollyanna, já viu?

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  5. Que capa mais linda! E essa história parece que é muito amorzinho, amei a premissa, vou anotar o nome...Super valeu a dica..Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não tem muita relação, mas isso me fez pensar numa das histórias curtas do livro 'O presente do meu grande amor' e achei que deve ser uma leitura gostosa e super fofa! Fiquei querendo com certeza! Adicionei a lista de desejos aqui!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Adoro esse tipo de livro levinho, que torna a leitura muito gostosa. Já está na lista.
    Bjs
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu amo livros assim, já li um na mesma pegada. Agora não sei se dará certo, ele é casado e ela muito jovem. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo