11 abril 2016

[RESENHA] #11: CINQUENTA TONS DE CINZA - E.L. JAMES

Informações Técnicas:
Título: Fifty Shades of Grey
Traduzido: Cinquenta Tons de Cinza
Série: Cinquenta Tons - #01
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 455

"Romântica, libertadora e totalmente viciante, uma história que vai dominar você."

"Quando a estudante de literatura Anastacia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador, Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independe de Ana, Christian admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida paleas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família - ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos."

Resenha:

Com certeza esse livro é para pessoas que conseguem manter a mente aberta e não se deixam levar com facilidade pelos comentários de terceiros. Eu mesma só li cinquenta tons porque minha irmã - Aline - é viciada nesse tipo de "romance hot", e resolvi dar o braço a torcer. Afinal, como podemos olhar torto ou criticar algo que não conhecemos? Nunca gostei de sexo explícito, pura hipocrisia. Hoje em dia são os livros que mais leio. Não pelo sexo, mas pelo desenrolar da trama e pela forma como as autoras - e autores - descrevem cada cena (com ou sem sexo). E só depois de ler a trilogia é que pude definir, por fim, que é uma das minhas favoritas.

Anastacia Steele é uma menina comum, não é feia, mas ao meu ver é bem cafoninha. Inocente, virgem e estabanada. Não tem muitos amigos, é fraca pro álcool e dirigi um fusca super velho. Cristian Grey é exatamente o oposto. Lindo, manda bem em tudo o que faz, rico, quando dirige, pilota um R8 maravilhoso, quando não um Audi SUV com seu super faz-tudo Taylor. Ana é a típica estudante de literatura: romântica, sensível, curiosa e muito boa com palavras. Cristian é fechado, vive em um mundo diferente, para ele não existe amor e tudo isso devido a uma infância bem conturbada.

Eles se conhecem quando Kate - melhor amiga de Ana - fica doente e pede que Ana vá no lugar dela fazer uma entrevista com o Sr. Grey para o jornal da WSU - universidade que elas frequentam. Depois de um primeiro momento desastroso, um encontro misterioso, uma sessão de fotos com direito a café da manhã e uma ressaca braba, Cristian resolve mostrar a Ana seu mundo DOMinador. E quando Ana revela a ele que é virgem - cara, eu ri muito! - ele simplesmente surta e claro, fode ela com força!
Ana é uma menina muito inteligente, e consegue ver em Cristian potencial. Vê que ele não é uma pessoa fria e ruim, na verdade ele ajuda muitas pessoas, e com o desenvolver do livro entendemos os por quês dele ser tão distante, de não gostar do toque humano, de não demonstrar sentimentos e de não saber como lidar com o que sente pela nossa mocinha. Confesso que tive muita pena dele, e que não teria tido essa paciência de santo da Anastacia pra aguentar o que ela aguentou não. E não estou falando só do sexo-sanaca, como eles chamam, falo da insegurança e da possessividade de um jovem de 27 anos que conquistou o mundo dos negócios e é um megalomaníaco!

Existem muitas lacunas no livro, lacunas que quando li Grey (o mesmo livro, porém na versão do protagonista) foram completamente preenchidas. E olhe, tenho que aplaudir a E. L. James, pois ela soube contar muito bem a história.

O livro não é cansativo. Por mais que seja grande, li em uns dois dias, eu não conseguia parar, queria saber o que aconteceria e se eles ficariam juntos, se superariam toda essa coisa de 'fodido em cinquenta tons'. E o final foi surpreendente.

Acho que sou uma romântica, como Ana. E por isso o final me surpreendeu tanto. E dei graças a Deus por ter resolvido ler a trilogia depois que a Intrínseca já tivesse lançado todos os livros - inclusive o Grey - porque eu quis emendar um no outro sem parar! Foi uma bela ressaca literária... :)

Recomendo a leitura! Principalmente pra abrir a mente da galera que fala mal dessa história de amor tão linda. Essas pessoas que só vem a pornografia não leram com muita atenção aos três (ou quatro) livros. ;)

Até a próxima, galera!

Jéssica Miguel

Um comentário:

  1. Fico muito brava, chegamos até a postar no ig uma foto com a legenda sobre isso... Pessoas que criticam o que as outras leem! Falando em um modo geral mais principalmente a trilogia 50 tons, eles julgam muito por nós lermos e muitos leem apenas o primeiro livro e julga a história, não conseguem ao menos entender sobre cada personagem.

    Amei sua resenha e achei que você falou TUDO sobre as pessoas abrirem a mente para a história e não vê apenas o lado do sexo.

    Parabéns pela resenha e pelo blog lindo <3

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo