03 maio 2016

[RESENHA] #13: HADES - TRILOGIA HALO 02 - ALEXANDRA ADORNETTO

Informações Técnicas:
Título: Hades
Traduzido: Hades
Série: Halo - #02
Autora: Alexandra Adornetto
Editora: Agir
Ano: 2012
Páginas: 333

"Como foi cair do céu, Lúcifer, filho da manhã" 
Isaías, 14:12



A186h      Adornetto, Alexandra
                Hades / Alexandra Adornetto ; tradução Rodrigo Peixoto
                e Carolina Caires Coelho. - Rio de Janeiro : Agir, 2012.
                (Halo ; 2)  
                Tradução de: Hades
                Sequência de: Halo
                ISBN 978-85-220-1259-6

"Antes que eu perdesse a consciência, algo aconteceu - algo que nunca imaginaria ser possível, nem mesmo nos meus piores pesadelos. Em qualquer outro momento, teria ficado horrorizada só de pensar nisso. Mas estava tão perdida que não senti nada além de um jorro de veneno. A estrada desafiava a gravidade e se erguia à nossa frente. Uma grande cratera se abriu em seu centro. Sim, a estrada se abriu e a cratera era cada vez maior, como boca faminta, cavernosa, esperando para nos engolir. O vento que batia contra o meu rosto era quente, e uma fumaça começou a erguer-se do asfalto. Instintivamente, sabia que tudo aquilo emanava de um sentimento de profundo vazio, estávamos seguindo em linha reta em direção aos portões do Inferno. E o Inferno logo surgiu à nossa frente."

Resenha:

Antes de escrever qualquer resenha, pesquiso em sites de busca o que meus amigos blogueiros esperam e o que tiveram do livro. Em sua grande maioria há sempre algo construtivo e revelador, mas dessa vez houve quase que uma enxurrada de informações e críticas como nunca.
Eu adorei a escrita da Adornetto. Achei cansativa, claro, como já expus no outro livro ela detalha muito algumas coisas e corre demais em outras. Porém é a característica dela. A história é um pouco pesada para alguns, já que se passa no 'Inferno', e a questão do 'como ela retrata o Inferno' chega a ser cômica.
Acho que o Inferno - assim como o céu - é algo muito particular. Cada um tem em mente seu próprio submundo, de acordo com seus princípios e histórico religioso. E por isso vi muitas críticas quanto à descrição da Adornetto. E sinceramente, eu gostei muito do Inferno dela e imagino algo bem parecido - nos livros, claro. Já que pra minha religião cada um colhe o que cultiva.

Beth e Xavier - nosso casal principal - não se desgrudam. Fazem tudo juntos, como é normal em um namoro adolescente. A questão é que as amigas de Beth estão dispostas a chantagens emocionais para que ela largue um pouco do namorado-humano e dê a elas a devida atenção. E na noite de Halloween, enquanto Xavier faz a tradicional corrida até o lago, Beth e suas amigas fazem uma sessão mediúnica em um dos quartos da casa abandonada onde rola a festa.
Durante a sessão todas são avisadas de que não podem largar as mãos de suas companheiras, pois o espírito que se comunica fica ali preso, e quando há o rompimento da barreira, esse espírito pode fugir. Pois bem: é exatamente o que acontece. Só que esse espírito que se liberta é ninguém menos que Jake. Sabe? Aquele demônio lindo que tentou seduzir a Beth no primeiro livro? Esse mesmo!

Passam dias... semanas até que Tucker, moço designado pelo Jake pra cuidar de Beth, revela uma forma de ver o lado-de-cá, e mesmo sendo perigoso nossa mocinha topa na hora. Com o desenrolar da drama várias vezes Beth visita nossos anjinhos - Gabriel e Ivy - e seu amado Xavier. Sua melhor amiga Molly também entra na história e, depois de revelado a ela o segredo, também ajuda a procurar por Beth. Até o arcanjo Miguel aparece na história, o que é muito interessante, já que ele e Gabriel são irmãos.

Após curarem um caso de obsessão demoníaca e achar um portal para o submundo, ou Hades como é conhecido o terceiro círculo (onde Jake é um príncipe), Xavier e os outros entram para encontrar Beth em uma situação um tanto constrangedora com Jake. E, claro, há uma luta não tão impressionante e um final bem frustrante.

Vou justificar o frustrante:
O livro inteiro se passa no mundo inferior. Adornetto detalha de forma até exagerada tudo o que Beth vê, sente e ouve por lá. As pessoas e suas histórias. Muitas coisas são reveladas nesse livro. Mas ela realmente não sabe escrever (ou desenvolver) um final. Cara, eu virei  a página e cadê? Não tinha mais nada além dos agradecimentos. Foi muito frustrante. Tipo: o que aconteceu? Como eles voltaram? A história acaba do nada!

Espero que o próximo livro tenha um final. E mesmo torcendo para ser aquele cliché onde mocinho e mocinha ficam juntos e felizes para sempre, quero que até chegar a última página tenha emoção e paixão nas palavras da autora, e não algo corrido e superficial. Vamos aguardar né? :)


E você? Já leu a série Halo? O que achou dos livros? Compartilha comigo!

Até a próxima!


Jéssica Miguel

2 comentários:

  1. Tô doida pra ler essa série, mas é chato saber que o livro não tem final. Vou ler e depois venho falar aqui! Bjux

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo