08 março 2017

ESPECIAL DIA DA MULHER: TOP 5 MULHERES

Olá, leitores, como vão? Hoje venho aqui pra trazer para vocês as cinco mulheres que mais me marcaram na literatura nacional. Espero que vocês gostem :)

Sim, eu tinha falado no post do Facebook que seriam cinco mulheres nacionais e cinco internacionais. Mas não resisti e resolvi puxar sardinha para os nossos autores. Claro que no final do post vou colocar - talvez - algumas mulheres não nacionais que eu adoro.




05: Hani - Esse Homem é Meu - Evy Maciel
Ah, esses livros da Evy, eu realmente me surpreendo a cada leitura. Poderia usar aqui, hoje, todas as mocinhas que li mas, principalmente, a mais nova delas - Jessy. Entretanto a Hani é única. Eu nunca conheci uma personagem como ela. Mesmo sendo criada em uma bolha onde a cultura do seu país impera, Hani sempre teve a mente muito aberta. Desde o seu nascimento ela foi prometida a Zayn, um rapaz bem mais velho que ela. Hani não queria casar com um estranho. Ela queria estudar, conhecer o mundo, respirar novos ares, e talvez até conhecer melhor o noivo. E, contrariando as tradições, foi exatamente o que ela fez. Que fique claro, as tradições as quais me refiro são familiares, não religiosas. Hani desbravou o mundo, conquistou o amor de seu noivo e com o apoio dele, vive feliz. Sim, noivo. Foi algo que eu simplesmente amei nessa mocinha. Eles se amam, mas Zayn respeita muito o tempo dela. *ps: o box está disponível grátis somente hoje, dia 08/03.


04: Valentina - Apaixonadamente Teu - Janice Diniz
Valentina é uma bruta bem bruta. Uma mulher que consegue dobrar um bruto, merece meu respeito. Então eu posso dizer que a Valentina representa todas as brutas da série Cowboys de Santa Fé da Janice Diniz. Confesso pra vocês que no livro em si a Tina nem é tão fodona. Mas nos livro seguintes, nossasenhoradoscowboys, tenho dó do Vince. A mulher sabe argumentar, sabe ser dona de si mesma, soube - ao longo da história - colocar o amor acima das suas vontades, sou abrir mão de um sonho para viver outro. Reconquistou o amor e a confiança do único homem que ela sempre quis, lutou bravamente por sua vida e por seu negócio. Tina tem uma força, uma garra e uma mente sem iguais. *ps: a Janice Diniz lançou um livro hoje nessa mesma pegada de cowboy, porém um cowboy vampiro, e eu já baixei pra ler! :)
   

03: Elena - Por Trás Daqueles Olhos & Por Trás Daqueles Olhos - Para Sempre - C. M. Carpi
Tudo começa logo no prólogo com ela correndo de um futuro que não acreditava ser o certo. Sejamos sinceras, quem correria da porta da igreja bem na hora da cerimônia deixando o noivo plantado no altar? Quem já leu essa duologia sabe o quanto Elena é forte, corajosa e determinada. Os pesadelos da infância que a perseguem e todas as coisas pelas quais ela passou na fase adulta, também demandavam uma força absurda, quase sobrenatural! E ela aguenta e supera todos os medos e traumas. *ps: a C. M. Carpi está com promoção com os livros físicos hoje, comprando os dois o valor fica R$65,00.

02:  Pâmela Frigo - Não Sonhe com o Amanhã - Josy Stoque:
Já comentei com várias pessoas que uma das coisas que eu mais amo quando leio os livros da Josy são as mocinhas. Elas não são indefesas, fracas ou submissão. Na verdade, normalmente, elas são emponderadas e donas de si mesmas. Pam foi uma das mocinhas que mais amei, não só pela sua força física e inteligência, gostei pela sua conexão com a natureza e a forma como seus pensamentos se apresentavam para mim. Pam é forte, determinada, bem resolvida, e mesmo que seu passado tenha sido uma merda, que ela tenha se decepcionada com o único homem que amou, ela seguiu em frente, firme, se descobrindo dona da sua própria felicidade. Pam lutou para realizar seu sonho, se tornou delegada federal. Ela transformou a carga de uma decepção em energia positiva. Se realizou como mulher, como profissional e nunca, em momento nenhum, desacreditou no amor ou colocou empecilhos ao se ver apaixonada novamente.

01: Eva - Caçadora de Estrelas - Raiza Varella: 
Quem me conhece sabe o quão apaixonada por esse livro eu sou, e o quanto eu sofri lendo. Mas não vamos entrar em detalhes sobre a história. Vamos falar da Eva. A Eva é meu primeiro lugar por vários motivos. Não vamos falar da Eva louca que foi embora com o namorado e depois voltou querendo que as pessoas fossem com ela, como eram antes. Vamos falar da Eva que ficou do lado do homem que amava em todos os momentos. A Eva que ficou destruída por ver o amor de sua vida se entregando a uma doença. A Eva que, mesmo sendo louca, realizou todos os sonhos do seu amor e ficou ao seu lado até o fim. E porque eu quis ela em primeiro lugar? Porque eu vi nela uma força que não vejo em muitas pessoas. O câncer é uma doença muito cruel, e são raras as pessoas que ficam ao invés de correr. A Eva merece todo o meu respeito por ter sido forte, mesmo depois do final completamente destruidor. Por ter aberto mão da vaidade, do orgulho e de qualquer outra coisa para que Gabe sorrisse ao menos mais uma vez enquanto ainda estava ali, com ela.



Eu escolhi essas cinco personagens com base na minha vida, no que elas representaram pra mim ao longo das leituras e, principalmente, pelo que elas deixaram pra mim de bagagem, porque sim, eu pego muitas coisas das personagens pra mim, sejam em ações, pensamentos, atitudes ou personalidade.

Hoje, dia internacional da mulher, cá estou eu, sentada e pensando no que essa data representa pra nós, mulheres. Bem, eu quero dizer que não tenho uma opinião formada sobre esse dia. Não acho legal ser homenageada da forma como normalmente nós somos. De qualquer forma, vale a pena lembrar da data como um símbolo pela luta dos direitos e deveres iguais, independente do sexo ou opção sexual.

Quero parabenizar a todas as autoras, mulheres, que criam personagens tão incríveis e fortes para nós. Parabéns não só pelo nosso dia, mas por terem a coragem de nos representar de alguma forma em suas histórias.

Eu sei que poderia ter escolhido outras muitas personagens para falar hoje. Mas escolhi as cinco que de alguma forma também me representam. Em cada uma delas encontrei um pouco de mim, fosse na forma de encarar a vida, ou na forma de falar e até mesmo em alguns trejeitos.

Quero deixar um beijo especial para minhas parceiras, mas acima de tudo amigas: C. M. Carpi, Lola Salgado, Lu Muniz, Ruby Lace. Vocês merecem minha total admiração não só como autoras, mas como pessoas, mulheres, determinadas e focadas! <3

Para as parceiras do blog: Amanda Ághata Costa, Alissa Nayer, Bruna Guerreiro, Clara Alves, Elissande Tenebrarh, Evilane Oliveira, Josy Stoque, Juliana Dantas, Ju Lund, Mari Scotti, S. Miller, eu desejo um dia incrível, repleto de inspiração e muito significado na vida de vocês. Continuem escrevendo essas mocinhas fortes e determinadas!

Mulheres, parabéns pelo nosso dia! Nós somos guerreiras e heroínas. Somos únicas!

E vocês? Quais mulheres vocês escolheriam para representar vocês na literatura nacional? Me conta!


8 comentários:

  1. muito a fim de ler esse livro da Raiza Varela!

    e a vontade de um dia estar numa lista dessas... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cat é uma flor que está desabrochando conforme estou lendo Jesse. Porque em Catarina ela ainda é muito nova, muito infantil. Só no final que percebemos o quanto ela amadureceu e sofreu. Ela é minha baby favorita! Sabe quando você põe em baixo das asas? Então, é assim que tô com ela! <3

      Feliz dia da mulher, Bruna! Obrigada pela história linda - sim eu acho linda! - que estou (re)lendo! Obrigada por me apresentar a Catarina e o Jesse! :D

      Excluir
  2. Parabéns Jéssica o post ficou lindo! Amei suas escolhas!😘

    ResponderExcluir
  3. ❤❤❤ Obrigada por falar da Elena!!! 😘

    ResponderExcluir
  4. Que post lindo, Jessy! Adorei suas escolhas, embora não conheça todas as personagens. Livros anoyados para proximas leituras. 😉

    ResponderExcluir
  5. Eu só conheço a Elena, do seu top 5, mas devo confessar que, por suas explicações, fiquei querendo conhecer todas as outras. Especialmente a Eva, porque o livro é um que já quero ler a mais tempo! rs
    Como diriam, não me dê os parabéns, me dê igualdade, liberdade e respeito! <3
    E que linda sua homenagem para as autoras e parcerias do blog!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post Jess, ficou maravilhoso, conheço algumas moçinhas e autoras que vc citou e sobe escolher muito bem. Parabéns pelo nosso dia! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ah, não conheço ninguém das listadas :( Porém, conheci recentemente o trabalho da Josy Stoque e não tenho dúvidas de que ela cria excelentes personagens empoderadas ♥
    Adorei a postagem ♥

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo