05 abril 2017

INEVITÁVEL DESTINO - ALISSA NAYER

Título: Inevitável Destino
Autora: Alissa Nayer
ISBN: B06XHYFGZ2
Ano: 2017 | Páginas: 269
Série: Destino
Editora: Independente
Nota: 5/5





Sinopse: Maurício não é o tipo de homem que acredita em destino até o momento em que ele vê todo o seu passado personificado na forma de uma mulher: Débora. Alguém a quem ele costumava odiar, mas só por querê-la tanto e ser invisível aos seus olhos.


Um encontro inusitado após vários anos traz a prova de que ele nunca deixou de querê-la, mas junto a esse sentimento, outro entra em jogo: o desejo de se vingar; o desejo de fazê-la sentir o que ele sentiu por sua causa durante tanto tempo. Ele deduz que não será muito difícil, já que, ao vê-la, percebe que a vida se encarregou de uma parte de sua "vingança".


Contudo, Maurício sente seus planos irem por água a baixo quando aquela paixão há tempos adormecida se torna ainda mais forte do que ele jamais sentiu, principalmente após conhecer profundamente a mulher que Débora se tornou, em vista da adolescente que foi.


O que valerá mais a pena? A satisfação da vingança? Ou simplesmente seguir em frente com a mulher que ele nunca deixou de amar?


Ao ler a sinopse de Inevitável Destino a última coisa que passaria pela minha cabeça é o quanto eu me divertiria ao ler essa história. E isso porque o livro aborda temas bem fortes, como bullying, saúde e vingança.
Alissa foi genial ao traçar as características dos personagens. Todos eles levam a vida de forma séria, porém são tão divertidos, tão humanos e tão apaixonantes. Sim, essa com certeza é a palavra certa pra descrever todos os personagens 'principais' - por assim dizer - que aparecem no livro. Desde Maurício e Débora - o casal principal - até Lara, Vinícius, Heitor e, principalmente, a fofura da sobrinha de Maurício. Que só de lembrar da vontade de começar a falar igual bebê e apertar as bochechas dela.


O que eu estou tentando dizer, querido leitor, é que Inevitável Destino é um livro sem igual. É um livro que trás temas reflexivos de uma forma leve e descontraída. É claro que todo o sofrimento do bullying é palpável e chega a doer o peito lembrar de tudo o que Maurício nos confidencia no decorrer da trama, porém é possível enxergar o lado de quem pratica tal ato, também. E é mais que óbvio que não estou defendendo a Débora, porém ela também tinha seus problemas, seus traumas, e mal se lembrava do que fazia na época do ensino médio. Aquela tal frase da vovó "quem bate, esquece; quem apanha, não" faz sentido agora não é mesmo?


O destino pode ser muito ardiloso, às vezes. E Murilo estava próximo a descobrir isso.



Após terminar um relacionamento com uma mulher daquelas bem inseguras e ciumentas, ele vai beber com os amigos - Vinícius e Heitor - e toma um porre daqueles, tanto que no dia seguinte a ressaca o deixa acabado. É nesse momento que conhecemos Vinícius, um personal bem bonito, maduro e, de cara, o mais responsável dos três. Ele é como o paizão da galera, mesmo sendo jovem. Heitor é tão louco quanto Maurício. Ele é o mais galinha dos três, e tem um senso de humor ótimo. Os três melhor amigos são bem diferentes um do outro, porém são completos juntos.

Maurício já foi gordinho, ou melhor, obeso. Ele descontava toda a sua raiva, rejeição e frustração na comida, mas, além disso, ele era sedentário. Depois de um dia bem conturbado em sua adolescência, ele desconta tudo nas batatas fritas e, quando dá por si, está acordando em um hospital. Desse dia em diante um novo Maurício surgiu, com hábitos saudáveis e traumas de batatas fritas.
Com o final do ensino médio, Maurício evoluiu não só na aparência. Hoje ele trabalha, tem sua vida feita, é um homem seguro, porém ainda guarda na memória tudo o que passou. Mas isso só se torna evidente pra ele quando um reencontro com seu passado acontece. Ou melhor dizendo, todos os sentimentos conflitantes que existiram em sua adolescência retornam ao encontrar com sua paixonite da época, Débora Bittencourt.


“Merda, meu coração está batendo com força. E, pelo jeito que nossos corpos estão colados, ela deve ter notado. Mas, espera. O lado direito do meu peito também está saltitando. E, que eu saiba, eu só tenho um coração. Opa! Acho que não sou o único sentindo coisas a mais aqui. Interessante!

É aí que o enredo toma forma. Maurício resolve se vingar de Débora. Fazê-la se apaixonar por ele e depois pisar nela, deixá-la em cacos, como ele ficou. Mas os sentimentos até então esquecidos da adolescência retornam mais fortes. A paixão adormecida acorda ainda mais forte. Depois do que foi um primeiro encontro que tinha tudo pra ser desastroso, ele percebe o quão maravilhosa ela é.

Com o passar dos dias, Débora e Maurício se 'conhecem' melhor. Ele está cada vez mais apaixonado, e ela também. Então nosso mocinho resolve que naquela noite contaria a ela que já a conhecia, contaria sobre o seu passado, sobre a vingança... Mas o destino é um cara muito brincalhão, e resolve ferrar com tudo momentos antes.


Débora é uma menina que cresceu sendo completamente controlada pelos pais. Ela tinha que ser a aluna perfeita, ter as notas altas, ter o corpo lindo. E, na primeira oportunidade que surgiu, Debs agarrou com força e saiu das amarras da mãe. Formada em fisioterapia, ela volta pra sua cidade, e consegue um emprego no mesmo spa-barra-academia em que Lara, sua prima, trabalha.
Era pra ser mais um dia de trabalho, porém um aluno inconsequente resolveu puxar peso sem o devido alongamento, e isso provocou uma distensão no músculo. E é aí que o caminho de Débora e Maurício se cruzam. Ela não se lembra dele - até porque ele mudou muito né - porém dá todo o atendimento. Ele é insistente, e sempre a chama pra sair após as sessões de fisioterapia, mas ela é firme. Até o dia que resolve aceitar, e se depara com a situação mais inusitada que poderia esperar.

Débora é uma mulher muito bem resolvida consigo mesma. Mesmo não tendo o padrão de beleza imposto pela sociedade, ela é linda, e muito feliz com seu corpo cheio de curvas. Ela é descontraída, divertida, animada e muito sensual, além de ser uma profissional excelente.

“Estou enfrentando as consequências de ter sido idiota, mas não é esse o sentido da vida? Errar, quebrar a cara, se arrepender, aprender, se tornar uma pessoa melhor?

Débora descobre da pior forma possível o que Maurício pretendia. E pode até ser cliché, mas ela ficou devastada. Manteve-se firme, mesmo com nosso mocinho correndo atrás dela. Entretanto, o mais interessante dessa parte da história, são todas as conversas, conselhos e revelações que aparecem.
Débora passa a entender o lado de Maurício, mas não deixa de se sentir traída de certa forma. Mas nosso pandinha - que é fofo, romântico, lindo, fofo, bom de cama, fofo, já falei fofo? - não vai deixar por isso. Ele vai provar seu amor pela sua Debs.

— Porque muita gente por aí está procurando pelo que vocês dois já encontraram. Não é justo que desperdicem.

A narrativa é dividida entre os personagens principais, porém não em capítulos alternados. O livro é tão leve e descontraído que você vai lendo e quando vê, já está rindo lá no epílogo junto com a galera.
Alissa soube dar a leveza necessária para os assuntos abordados, e isso foi fundamental para a fluidez da leitura. Foi ótimo ver os dois lados de uma moeda. Ao mesmo tempo que você entende o Panda pelo que ele tentou fazer, você não julga a Débora. Claro que ela estava errada, mas você consegue ver uma mulher completamente diferente da adolescente que ela foi.

Adorei a diagramação, e não achei errinhos. A capa é linda, mesmo que eu não imagine a Débora daquele jeito, risos. Gostei muito do enredo e a sinopse te chama pra leitura, é incrível! Principalmente porque fui realmente surpreendida com o bom humor tanto da autora, quanto dos personagens.

“Não tem jeito. É como se já estivesse escrito. É inevitável.









6 comentários:

  1. Awwn, Jéssica, sua linda! Encantada por essa resenha!
    É muito lindo ver tudo o que você aproveitou da leitura. Feliz demais que tenha curtido nosso pandinha e a nossa doutora poderosa! Obrigada!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi! Parece ser uma história linda. E quero saber qual será a vingança e com certeza ele agiu precipitado kkkkkk Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Owwwn, eu quero conhecer esse FOFO hahaha a história é bem o meu tipo de leitura, fiquei muito interessada ♥

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  4. A sensação que tive quando li a sinopse foi: livro pra chorar litros! ahahah E daí você disse que a autora conseguiu contar tudo com leveza e um jeito super desenvolto e tô aqui mega curiosa para conhecer! eheheh O tema principal é realmente super delicado e, como dizem, toda história tem dois lados.
    Adorei a resenha (são sempre boas tuas resenhas, né! Tem nem que ficar repetindo kkk)!
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica, preciso dizer que adorei a resenha e o livro parece ser muito bom. Porém, ainda não cultivo o hábito de ler obras deste gênero. Na verdade, consigo contar nos dedos os que li do mesmo :(

    Páginas incríveis

    ResponderExcluir
  6. Acompanhei a semana de divulgação deste livro mês passado e já estava ansiosa pra saber mais detalhes. Já baixei no meu kindle para ler, quero ver se consigo começar logo. Parabéns pela resenha, ficou linda.
    Beijos,

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo