31 maio 2016

[RESENHA] #19: O DUQUE E EU - OS BRIDGERTONS 01 - JULIA QUINN

Informações Técnicas:
Título: O Duque e Eu
Original: The Duke and I
Série: Os Bridgertons #01
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 281




"Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas.
Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível.
É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga.
A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorrido malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo  oque ela mais quer na vida.
Primeiro dos oito livros da série Os Bridgertons, O duque e eu é uma bela história sobre o poder do amor, contada com o senso de humor afiado e a sensibilidade que são marcas registradas de Julia Quinn, autora com 8 milhões de exemplares vendidos."

Q64d      Quinn, Julia, 1970-
                  O duque e eu / Julia Quinn [tradução de Cássia Zanon];
               São Paulo: Arqueiro, 2013.
                  288 p.; 16 x 23 cm
                  Tradução de: The Duker an I
                  ISBN 978-85-8041-146-1


Resenha:

Simon Basset passou muito tempo longe de Londres, mas após seis anos retornou para tomar conta de tudo que passou a ser seu quando ganhou o título de Duque de Hastings, que antes pertencia ao seu pai. Lindo, rico e solteiro, as mães da alta sociedade londrina ansiavam por tê-lo como genro. Entretanto, ele estava preso ao seu propósito de nunca se casar e não estava nem um pouco à vontade com as constrangedoras investidas das matriarcas e suas filhas.
Quando ele conhece Daphne Bridgerton - mesmo sem saber quem ela é - se encanta com a maneira fácil com que a conversa flui entre eles e se encanta com a espirituosidade daquela bela mulher. Mas quando ele descobre seu nome constata que é impossível se sentir atraído pela irmã de seu melhor amigo. Daphne, por ser uma menina tão sensacional a sua maneira particular, se vê longe de realizar o sonho de se casar e ter filhos. Afinal, os rapazes a acham tão legal, que só a querem como amiga.
Sensibilizado com a situação de Daphne e preocupado com a sua própria, Simon passa a tecer um plano para livrá-los das artimanhas das solteironas da aristocracia de Londres o mais rápido possível.

Daphne é a mais velha das 3 irmãs Bridgerton, e era a ela que cabia a tarefa de fazer um bom casamento primeiro. Após tantas temporadas sem se encantar com nenhum pretendente, ela já não esperanças de fazer um bom arranjo e se apaixonar. Por isso, quando o Duque de Hasting propôs seu plano, ela o aceitou. Mesmo achando uma loucura fingir que estava sendo cortejada pelo solteirão mais cobiçado da temporada, ela não consegue descartá-lo. Afinal, a intensão era atrair atenção para si, já que se um Duque corteja uma moça, o óbvio é achar que essa moça vale a pena, e com isso atrair pra ela mais pretendentes. O que ambos não sabiam era que ao longo do cortejo, os sentimentos se tornariam verdadeiros.

Os romances de época sempre nos fazem suspirar, e é com uma narrativa incrível e envolvente que Julia Quinn nos apresenta à família Bridgerton. Nesse primeiro livro conhecemos todos os personagens dessa enorme família, tendo como personagens principais uma mocinha turrona e sensacional (com um toque de sem noção) e um mocinho cheio de medos e incertezas e que nunca foi amado.

Simon nunca conheceu o amor. Sua mãe morreu ao lhe dar a luz, seu pai o abandonou - quando descobriu que era gago, mas consegue ter um senso de humor e honra que conquistaria qualquer mulher até mesmo nos dias atuais, que sá na época deles.
Há uma enorme diferença entre Daphne e Simon. Daphne cresceu no seio de uma família amorosa e unida, além de grande. Simon mal sabe o que é ter uma família. E mesmo quando a compromete, Simon prefere um duelo a se permitir estragar o futuro da mulher que ama.

A história segue um rumo completamente diferente da maioria dos romances. Tem algumas cenas bem intensas e até mesmo forçadas, em alguns momentos desgosteis da mocinha, mesmo entendendo o motivo pelo qual ela foi levada a agir de tal maneira, eu não concordei que tivesse que ser daquele jeito. Mas, a autora foi perspicaz e soube desenvolver muito bem os detalhes.

O que mais gostei nos livros da família Bridgerton foram as crônicas da maior fofoqueira da sociedade, Lady Whistledown (que diga-se de passagem tenho minha opinião de quem seja), que me fizeram rir além de antecipar os acontecimentos dos capítulos, começar e terminar o livro. Achei muito interessante a escrita da tal Lady-fofoqueira. Inovador.

O Duque e Eu, sem dúvidas, é um dos meus favoritos da série. Achei um livro com diálogos muito bem construídos e divertidos, cenas bem engraçadas e em alguns momentos bem intensas. Gostei muito do irmão ciumento, da mocinha decidida, da matriarca louca para casar seus filhos, os irmãos são encantadores também. E o epílogo... ah o epílogo, risos.


Até a próxima!

Jéssica Miguel

Um comentário:

  1. Morri. Tudo esse livro. Jesus Simon
    kkkkkkk
    Amo de paixão essa familia
    (Desculpa os comentários doidos)

    bj

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo